sábado, 10 de novembro de 2007

Estatisticas


Nestes dois gráficos podemos ver o contraste do uso de metodos contraceptivos entre o sexo feminino e o sexo masculino.

















E como podemos concluír pela visualização, o uso variado de contraceptivos está mais patente no sexo feminino, enquanto os homens preferem o preservativo. As mulheres usam o preservativo com a pilula dá uma maior prevenção, e também uma prevenção contra doenças sexualmente transmissiveis.




E por falar em doenças sexualmente transmissiveis...



Segundo a UNAIDS («Joint United Nations Programme on HIV/AIDS»), estimou-se que no final de 2005 cerca de 40.3 milhões de pessoas viviam com a infecção pelo VIH. Destes, 17.5 milhões são mulheres e 2.3 milhões são crianças com idade inferior a 15 anos.


Durante o ano de 2005 ocorreram cerca de 14 000 novas infecções por dia. Mais de 95% ocorreram em países em desenvolvimento. Quase 2000 ocorreram em crianças com menos de 15 anos. Cerca de 12 000 ocorreram em pessoas com idades compreendidas entre os 15 e os 49 anos, das quais cerca de 50% entre os 15 e os 24 anos e quase 50% em mulheres.



Na Europa Ocidental e Central e na América do Norte a maioria das infecções VIH foram adquiridas por via homossexual ou pelo uso de drogas injectáveis. No entanto, nos últimos anos uma proporção cada vez maior das infecções é adquirida através de contacto heterossexual sem utilização de preservativo. Nos 12 países da Europa Ocidental com dados sobre infecções VIH diagnosticadas de novo, o diagnóstico de infecções adquiridas por via heterossexual aumentou em 122% entre 1997 e 2002.


Continua a verificar-se um aumento da proporção de mulheres infectadas. Em 2005, 17.5 milhões de mulheres vivem com esta infecção um milhão mais do que em 2003.


A maioria das mulheres no Mundo é infectada devido ao comportamento de risco do seu parceiro sexual sobre o qual têm pouco ou nenhum controlo.

Só tenho a dizer que esta "praga do séc.XXI" não será travada enquanto não for levada a serio, enquanto as pessoas não perceberem que o uso de preservativo é fundamental, quer usem a pilula ou não, porque como podemos ver os números são assutadores.



Retirado de: http://www.roche.pt/sida/estatisticas/mundo.cfm

Nenhum comentário: