quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

"A Culpa é da Genética"



"Por que travamos batalhas para controlar nosso próprio comportamento? E por que essas batalhas são tão difíceis de vencer? Por acaso os cães e gatos são obcecados pelo controle de seus vícios, de seu peso e pela fidelidade a seus parceiros? Os chimpanzés pensam se deveriam ser menos egoístas? A fonte de nossos problemas de autocontrole está dentro de nós, nos nossos genes. Os nossos genes predispõem-nos a certos erros. Mas não podemos sair e deixá-los para trás.

Na nossa vida diária apresentam-se dois caminhos. Um deles tenta-nos seguir pelos nossos impulsos e paixões. Comer até saciar a fome. Permanecer leal e fiel apenas enquanto isso trouxer vantagens. Se uma coisa for agradável, repeti-la. Se doer, evitá-la.

A alternativa é o caminho de maior resistência, em que assumimos o controle e tomamos nossas próprias decisões. Junto com as paixões, os genes criaram a força de vontade e a capacidade de controlar conscientemente o comportamento. Com essas capacidades exclusivamente humanas, podemos superar nossos instintos animais.


Penso que o nosso comportamento tem um pouco a ver com a genética, e também essencialmente com o meio onde vivemos, e é isso que nos distingue dos macacos! :)



Nenhum comentário: