quinta-feira, 5 de junho de 2008

Reflexão de final do ano lectivo

Ora bem acabaram as aulas, e também dou por encerrado o meu blog. Penso que foi um trabalho proveitoso, mas também que demorou algum tempo a realizar, acho que foi tempo gasto mas não tempo perdido, uma vez que aprendi diversas coisas. Nunca desisti do blog e espero ter boa nota por isso, uma vez que eu e mais alguns seguimos com o projecto do professor em frente, mesmo sendo o periodo pequeno e também por termos tido muitos testes, penso que devemos ser benificiados pelo nosso esforço. De resto desejo felicidades para todos e boa sorte para os exames! ;) E daqui a pouco estamos de férias!!!

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Corantes e aditivos causam hiperactividade...

E agora, que já dei a ideia do que são aditivos, apresento aqui uma noticia acerca destes, e da hiperactividade que estes causam nas crianças, podendo ser prejudiciais para as mesmas.



Investigadores da Universidade de Southampton (no Reino Unido) efectuaram testes de avaliação sobre o comportamento de crianças submetidas a um ensaio em que algumas recebiam um cocktail com aditivos alimentares geralmente presentes na alimentação e outros apenas um simples sumo de fruta.



"Demonstrámos um efeito desfavorável dos aditivos alimentares sobre o comportamento hiperactivo das crianças de 3 anos e de 8/9 anos", disse Jim Stevenson, um dos investigadores."Estas descobertas mostram que os efeitos desfavoráveis não são apenas constatados em crianças com hiperactividade, mas também podem ser constatados na população em geral", acrescentam os peritos.



A hiperactividade está associada à falta de concentração e de atenção e a dificuldades de aprendizagem, nomeadamente na leitura. Dificuldades de adaptação em casa, na escola e na vida social são os principais problemas que as crianças hiperactivas enfrentam no seu dia-a-dia.O número de crianças hiperactivas tem aumentado de ano para ano, pelo que se torna imperativo conhecer as suas necessidades.



Retirado de:


Jornal "Algarve Notícias"

Aditivos Alimentares?

Sei que já falamos deste assunto há já algum tempo, mas mesmo assim decidi colocar aqui esta postagem, porque afinal ainda vou a tempo.


O que são?
Aditivo alimentar é toda a substância, que tendo ou não val
or nutritivo, não é naturalmente um género alimentício ou ingrediente característico dele.


Estão actualmente em uso cerca de 3500 aditivos. Os aditivos para alimentos devem ser aprovados antes de poderem ser utilizados na produção de alimentos. Assim qualquer aditivo aprovado pela união europeia começa pela letra E e é constituído por mais 3 dígitos.


Para que servem?

A adição intencional destas substâncias destina-se sempre a alterar características de um determinado alimento. Por exemplo, conferir-lhe uma maior durabilidade ou agradabilidade sensorial, para que se torne mais apetecível ao consumidor. Esta manipulação pode ser feita em qualquer fase de obtenção, tratamento, acondicionamento, transporte ou armazenagem de um género alimentícios.


Que tipos de aditivos existem?




Que consequências trazem para a saúde?

Outros aditivos alimentares não autorizados, estes corantes são corantes industriais, utilizados na coloração de plásticos e outros materiais sintéticos, sendo por isso mais baratos e estáveis que os corantes alimentares pelo que eram usados na indústria alimentar.

Existem ainda aditivos alimentares autorizados que quando tomados em doses excessivas às recomendadas têm como consequência reacções alérgicas graves (exemplo: E102) e podem ser até cancerígenos, como é o caso dos nitratos de potássio.

domingo, 1 de junho de 2008

Temos o mundo nas nossas mãos - Energias Renovaveis

Numa altura de crise mundial de combustíveis, duas escolas açorianas ganharam prémios internacionais, com projectos que usam energias limpas, também conhecidas por energias renováveis. Em Portugal, são os Açores que estão à frente , no contexto das energias renováveis, designadamente, através da geotermia. Os próximos passos de colaboração e expansão das energias alternativas e renováveis no mundo, são os tópicos que serão abordados nas reuniões de trabalho, entre Portugal e os EUA.

Podemos encontrar vários tipo de fontes:


O Sol: energia solar; A energia libertada pelo Sol pode ser captada de diversas maneiras, desde o aquecimento directo nos colectores solares.


O vento: energia eólica; O vento desde há muito tempo que é utilizado em proveito do homem, quer no uso em moinhos de vento (aproveitamento para criação de movimento aproveitado para um determinado tipo de trabalho) quer na navegação de barcos. Actualmente, o vento é transformado em energia eléctrica, em aerogeradores.


Os rios e correntes de água doce: energia hidráulica.


Os mares e oceanos: energia mareomotriz e energia das ondas; A diferença de altura do nível das águas já foi utilizada, por exemplo, para produzir movimento, como no caso dos moinhos de marés.


A matéria orgânica: biomassa; A biomassa (madeira e restos orgânicos) pode ser utilizada directamente por queima (a lenha serve para aquecimento), ou na sua transformação em combustível, por fermentação (por exemplo o girassol pode ser transformado e posteriormente usado como combustível líquido).


O calor da Terra: energia geotérmica; O interior da Terra é muito mais quente que a superfície. Esta diferença de temperaturas pode ser aproveitada para a transformação em outros tipos de energia.


As energias renováveis são consideradas como energias alternativas ao modelo energético tradicional, tanto pela sua disponibilidade (presente e futura) garantida (diferente dos combustíveis fóssei que precisam de milhares de anos para a sua formação) como pelo seu menor impacto ambiental. Assim, tornam-se uma solução para a preservação do meio ambiente.





Retirado de:
http://web.educom.pt/fq/energia/renovaveis.htm;

http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_renov%C3%A1vel;

http://www.energiasrenovaveis.com/.